Sobre

Flávio de Sá Cesnik, brasileiro, natural de Conchas (SP). 1981. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UNIP), pós graduado em Arte e Educação (Montessoria).

É coordenador de projetos culturais, oficineiro e artista educador. Criou o Arte Sem Fim (bonde escola de mosaicos) e o grupo SOS Alegria, de atividades voluntárias em associações beneficentes e hospitais.

Coordenou o simpósio Perspectivas e Propostas na Formação para o Mundo de Trabalho, em parceria

 com a Universidade de Siegen (Alemanha) e a Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Coordenou o projeto ASA, de inclusão cultural para crianças e adolescentes, e a série de encontros Círculo da Mulher, no Instituto Pensarte, com apoio da Prefeitura de São Paulo, FUMCAD.

Diretor artístico de diversos projetos para-educativos em ambiente digital, entre eles o Asa na rua, do Instituto Pensarte em parceria com o Instituto ArteCidadania, e o projeto de alcance internacional Janela para o mundo, do Instituto Vygotskij (Brasil, Portugual e

Alemanha).

Realizou nas cidades de São Paulo, Campinas e Jacareí o projeto Elogio do Riso, de sensibilização criativa em ambiente escolar (Instituto Vygotskij).

Coordenou os projetos Feira Solidária (Mantenedora Vicente Decária), 1a Bienal de Arte do Pano de Prato (Prefeitura de Britânia-GO) e Cia do Livro (Instituto Pensarte/M

inistério da Cultura).

Como artista na técnica do mosaico, realizou as exposições Artes em Cacos, nas cidades de São Paulo e São José dos Campos; e Cacos da Imaginação, na Galeria 1.500 metros, São Paulo.

Ministrou palestras e diversos cursos sobre a arte do mosaico e a experiência de animador cultural (Clow).

Atua como coordenador contratado de projetos e operador de sistemas na Mantenedora Vicente Decária (associação beneficiente de acolhimento infantil).

Foi coordenador nacional de projetos especiais do Instituto Vygotskij, com sede no Brasil e na Alemanha. Presta serviços voluntários de ator e animador cultural junto à Prefeitura Municipal de São José dos Campos e associações afins.

É designer gráfico, criador e mantenedor de sites, blogs, news letter e ações de comunicação viral em ambiente virtual.

Fez curso de Mosaicos em Barcelona – ES e Portugal – PT, e ministrou aulas de mosaico nas Fundações Culturais de São José dos Campos – SP e Jacareí – SP entre os anos de 2011 a 2016.